Unimed Rio Branco Coop. de Trab. Med. LTDA

Rua José de Melo, 418

Rio Branco-AC - CEP :69908330

CNPJ: 84.313.741/0001-12

Curso de Cuidadores 2018

Unimed Rio Branco realiza terceira edição do Curso de Cuidadores

Ascom Unimed

Com o objetivo de desenvolver habilidades e auxiliar nos cuidados básicos de pacientes com doenças crônicas e complexas do Programa de Atenção Domiciliar da Unimed Rio Branco, o Núcleo de Atenção Personalizada em Saúde, realizou durante esta semana a terceira edição do Curso de Cuidadores.

O programa de Atenção Domiciliar foi desenvolvido para auxiliar pacientes com sequelas de AVC, demência, dificuldade de mobilidade e beneficiários que estejam em tratamento de reabilitação desenvolvida em domicílio. Além do foco assistencial, o programa busca socializar e humanizar, as pessoas que farão parte do cotidiano do paciente.

De acordo com a Supervisora do Programa, Nair Sales, a necessidade de ofertar o curso surgiu durante as visitas de monitoramento dos pacientes, com o intuito de aprimorar o conhecimento dos cuidadores e familiares “O curso prepara esse acompanhante para lidar com a rotina de atenção e cuidados, reforçando a importância de suprir as necessidades do paciente, e uma vez que essa relação é desenvolvida de maneira adequada, auxilia a promoção de bem-estar e ajuda na evolução do tratamento médico do paciente.” Enfatizou a enfermeira.

O Coordenador Geral do Núcleo de Atenção Personalizada em Saúde, cooperado Rinauro Santos, destaca que é fundamental treinar os cuidadores que fazem parte do dia a dia do paciente e enfrentam as principais intercorrências clínicas “É o papel da Unimed oferecer a melhor informação para esses profissionais, visando otimizar o cuidado, identificação  e orientações de como proceder durante o manuseio dos afazeres de rotina, essa capacitar promove o conhecimento e inibir o medo do cuidador em lidar com o paciente, proporcionado como benefício a qualidade do atendimento e a evolução do paciente no seu domicílio.

O coordenador ressalta ainda, que o diferencial desta edição foi a disponibilidade de vagas gratuitas para a população em geral “A Unimed Rio Branco aspirando a qualificação profissional cedeu inscrições para que o maior número de pessoas sejam capacitadas para intervir dentro de suas responsabilidades, ofertando o melhor apoio tendo em vista o bem estar do paciente. ” Finalizou.

A programação de palestras inclui temas como orientações e rotinas de cuidados, processo de reabilitação motora do paciente, além de orientações sobre alimentação e cuidados com a deglutição.

O cronograma vai abranger assuntos que vão desde noções básicas de primeiros socorros aos cuidados diários com o paciente como, por exemplo, a higienização das mãos e o conceito de limpeza do ambiente. Padrão nutricional, adaptação de dietas especiais, atenção com a deglutição e administração de dieta por sonda também serão itens apresentados aos voluntários.