Unimed Rio Branco Coop. de Trab. Med. LTDA

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Acolhimento com Classificação de Risco

 

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Ou seja, trata-se da priorização do atendimento, após uma complexa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico.

O Ministério da Saúde, criou a Política Nacional de Humanização do Atendimento que estabelece o Acolhimento com Classificação de Risco, como um instrumento de humanização, que visa estabelecer mudanças na forma de atendimento aos usuários que procuram os serviços de saúde, desde a atenção primária à saúde a serviços de urgência e emergência, sendo capaz de acolher o cidadão, garantindo que suas necessidades sejam atendidas.

E para que isso seja possível, no âmbito de serviços de urgência e emergência, é necessário que o profissional ofereça uma escuta ativa qualificada aos problemas e demandas dos usuários, sendo capaz de classificar, mediante protocolo, as queixas desses pacientes, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.


Quem pode realizar a Classificação de Risco?


Os profissionais aptos a aplicarem a metodologia do Sistema Manchester de Classificação de Risco são médicos e enfermeiros certificados como classificadores pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco.


No âmbito da equipe de enfermagem, segundo Art 1º da Resolução COFEN 311/2007, o Enfermeiro é o único profissional da equipe que pode atuar no processo de classificação de risco e priorização da assistência à saúde, desde que tenha a devida qualificação, conforme citado anteriormente.  Ou seja, a classificação de risco é uma atividade PRIVATIVA do Enfermeiro.


O Protocolo segundo Sistema de Classificação Manchester

O Protocolo de Manchester é baseado em categorias de sinais e sintomas e contém 52 fluxogramas (sendo 50 utilizados para situações rotineiras e dois para situação de múltiplas vítimas) que serão selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente.

O método não propõe estabelecer diagnóstico médico e por si só não garante o bom funcionamento do serviço de urgência. Este sistema pretende assegurar que a atenção médica ocorra de acordo com o tempo resposta determinado pela gravidade clínica do doente, além de ser uma ferramenta importante para o manejo seguro dos fluxos dos pacientes quando a demanda excede a capacidade de resposta.

Como é aplicado o Protocolo de Manchester pelo Enfermeiro (ou médico)?

O paciente faz uma queixa, descreve o sintoma apresentado, por exemplo, “dor abdominal”, o enfermeiro segue o fluxograma DOR ABDOMINAL, disponível no protocolo de Manchester. Cada fluxograma contém discriminadores que orientarão a coleta e análise de informações para a definição de prioridade clínica do paciente.

Ou seja, não existe uma rotina de atendimento, por exemplo, verificar todos os sinais vitais de todos os pacientes que dão entrada aos serviços de emergência, pelo contrário, para cada atendimento segue-se um fluxo estabelecido no protocolo, de acordo com o sintoma apresentado, que norteará sua conduta. Muitas vezes, por exemplo, pode ser necessário verificar somente a pressão e a temperatura, outras, a frequência cardíaca e a pressão, para que assim, não se perca tempo com o que não é relevante naquele momento, para aquele quadro clínico apresentado.

De acordo com as respostas apresentadas na aplicação do protocolo, o fluxograma leva a um resultado e o paciente é classificado em uma das cinco prioridades identificadas por número, nome, cor e tempo alvo para a observação médica inicial:

PRIORIDADE

COR

TEMPO

EMERGÊNCIA

VERMELHO

ATENDIMENTO IMEDIATO

URGÊNCIA

AMARELO

60 MINUTOS

POUCA URGÊNCIA

VERDE

120 MINUTOS

NÃO URGÊNCIA

AZUL

240 MINUTOS

 

O que devemos ter nos pontos ou salas para a classificação de risco de Manchester?

  • Manual de classificação de risco (manual do serviço adquirido do GBCR);  
  • Termômetro (timpânico ou digital infravermelho);
  • Glicosímetro;  
  • Monitor (saturímetro e FC);  
  • Relógio;
  • Esfigmomanômetro e estetoscópio;  
  • Material para identificação da prioridade clínica do usuário (ex: pulseiras, adesivos, etc.);  
  • Ficha de registro da classificação de risco (a instituição pode solicitar modelo ao GBCR e adaptá-la preservando registros obrigatórios);

 

Qual o direito do paciente frente ao Acolhimento com Classificação de Risco?


Todo paciente que dá entrada nos serviços de urgência e emergência tem direito a receber atendimento médico. Ou seja, é proibido a dispensa de pacientes antes que estes recebam atendimento médico. Este direito está previsto no Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, aprovado pela portaria GM/MS nº 2.048 de 2002, e nas Resoluções do Conselho Federal de Medicina nº 2.077 e nº 2.079 de 2014.

Caso o paciente sinta-se prejudicado por suposta conduta antiética do profissional de enfermagem, ele tem direito a realizar uma denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN), mediante apresentação formal dos fatos (por escrito ou verbal), seguindo os requisitos descritos no artigo 22 do Código de Processo Ético-Disciplinar dos Profissionais de Enfermagem.

A Rede Própria prestadora de Serviços da Unimed Rio Branco

Unidade de Pronto Atendimento, realiza os atendimentos de urgência e emergência dentro dos padrões da Classificação de Riscos, conforme descrito acima, obedecendo as prioridades de atendimento como idade, deficiência física e grau de urgência do atendimento. O tempo de espera é zero para emergência, ampliando de acordo com a cor da classificação.

Laboratório de Análises Clínicas Unimed, realização de exames de analises clinicas. Oferece suporte ao Pronto Atendimento Unimed, URGIL e PRONTOCLINICA, também realiza exames em suas dependências para beneficiários Unimed e de forma particular.

Centro Médico Unimed, onde são realizados atendimentos ambulatoriais especializados, ou seja, consultas eletivas previamente agendadas.

Centro de Especialidades Unimed, oferece serviços de psicologia, fonoaudiologia e nutrição. Atende através de encaminhamentos médicos, contendo diagnóstico de tratamento e as sessões são previamente agendada.

E, finalizando temos um time de 159 cooperados e mais 130 prestadores de serviços em clinicas nas diversas especialidades, disponíveis em nosso Guia Medico no Portal Unimed, que pode ser acessado através do link: www.unimedrb.com.br ou pelo telefone (68) 2106-4500, onde teremos o prazer de atende-lo com toda a cortesia.

Socorro Figueiredo

Assessoria Técnica Operacional