Unimed Rio Branco Coop. de Trab. Med. LTDA

Rua José de Melo, 418

Rio Branco-AC - CEP :69908330

CNPJ: 84.313.741/0001-12

Unimed Rio Branco promove Curso de Brigada de Incêndio para os colaboradores

Eliane Sá

Com o foco na prevenção de sinistros e na orientação de como os colaboradores devem agir em situações de incêndio, a Unimed Rio Branco promoveu de 16 a 19 de abril no Auditório Maria Elisa Travassos Cardoni, o I Curso de Brigada de Incêndio.

A iniciativa contou com a presença de 28 servidores, os quais foram capacitados pelos profissionais do Corpo de Bombeiros:  Sargento Agenaldo, Sargento Azevedo e Soldado Machado.

Segundo o Sargento Agenaldo, o objetivo do curso é proteger vidas, pois ter numa empresa um grupo de pessoas aptas a atuar num eventual acidente com fogo é primordial, bem como orientar no momento da evacuação das pessoas, combater um princípio de incêndio, prestar os primeiros socorros, ligar o alarme e, por conseguinte, acionar o corpo de bombeiros: “Além de ser um requisito da CLT (consolidação das leis trabalhistas) é um assunto que envolve vidas, isto é, preservar vidas naquele local”, concluiu. 

Os assuntos foram abordados tanto na teoria quanto na prática. Ao final do curso todos os alunos puderam executar o que aprenderam, utilizando equipamentos como extintor e hidrante, além das simulações dos primeiros socorros e rotas de fugas.

O Técnico em Segurança do Trabalho, Eugênio Souza, comentou que “Ter uma Brigada de incêndio no local de trabalho é de grande importância tanto para o empregador quanto para os colaboradores, pois além de ser uma medida prevista na Lei trabalhista, propicia um ambiente seguro, garantindo tranquilidade no cotidiano de todos”.

O treinamento teve duração de 16 horas. Os colaboradores, que participaram voluntariamente, agora têm a significativa missão de orientar os demais colegas da cooperativa, numa eventualidade.